Consumo regular de chá diminui risco de câncer no sistema digestivo

Foram acompanhadas 69.310 mulheres entre 40-70 anos, não fumantes e que não consumiam bebidas alcoólicas.

Pesquisa publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a ingestão regular de chá (= 3 vezes/semana, durante > 6 meses) foi associado com risco reduzido de câncer de esôfago, estômago e colo-retal em mulheres chinesas. Foram acompanhadas 69.310 mulheres entre 40-70 anos, não fumantes e que não consumiam bebidas alcoólicas.

Após o acompanhamento médio de 11 anos, 1255 cânceres do sistema digestivo foram diagnosticados (estômago, esôfago, colo-retal, fígado, pâncreas, vesícula biliar). Em comparação com mulheres que nunca bebiam chá, a ingestão regular de chá foi associada com risco reduzido de todos os cânceres do sistema digestivo, e a redução desse risco foi ainda mais pronunciada entre as mulheres que aumentaram o consumo de chá ao longo dos anos. A maioria das consumidoras de chá (93%) ingeriam o chá verde sozinho ou em combinação com outro tipo de chá. As mulheres que consumiam aproximadamente 2-3 xícaras/dia tiveram um risco 21% menor de câncer do sistema digestivo, sendo essa associação inversa encontrada principalmente para câncer de esôfago, estômago e colo-retal.

“Este é um grande estudo de base populacional que verificou consistentemente que o consumo de chá foi associado a um risco reduzido de câncer do sistema digestivo em mulheres chinesas, que consumiram principalmente chá verde. Nossos resultados sugerem que beber chá pode ser um caminho potencial para reduzir o risco de câncer do sistema digestivo em mulheres não fumantes e não consumidoras de bebidas alcoólicas”, concluem os autores.

Fonte site:http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=5